As fraudes são consideradas um problema relevante em todos os países do mundo. Há anos tentam combater as fraudes. Mas, somente alguns países avançaram, outros ficaram só no sonho. A falta de leis severas para fraudadores, traz esses avanços em fraudes com números assustadores a cada ano. O patamar é lento e não têm controle. Alguns estados estão estagnado, o que facilita a ação dos fraudadores e dificulta a finalização dos sinistros. Somente os que aderiram uma fiscalização mais abrangente tiveram um bom desempenho. O maior problema é a falta de uma legislação vigente mais severa, como existe nos países com leis criminais específicas: (Alemanha, Itália, Dinamarca e Portugal). Os demais países não tem uma legislação condizente com o momento que vivemos. Isso beneficia os fraudadores que encontram falhas e como tirar proveito em cima disso. É necessário uma mudança urgente, não só no Brasil que o ramo mais atingido é o de transporte, seguido de veículos, como nos demais países. Segue abaixo alguns ramos mais atingidos.
- Transportes (1º lugar no Brasil)
- Carros (Roubo e Incêndio).
- Carros (Acidentes/Casco e RC).
- Responsabilidade Civil.
- Turismo.
- Property (Incêndio).
- Saúde.
- Acidentes Pessoais.
- Vida.
Em cada país um desses ramos é o mais afetado. No Brasil é o de Transporte, seguido de outros da lista, pouco foi feito para combater às fraudes e roubos de carga. As tentativas foram muitas, mais nada foi concretizado de forma eficáz.
CONCLUSIVA
É preciso prever portanto: que esta situação tende a aumentar consideravelmente, não adianta palestras/debates, se depois não tiver ações integradas entre: Órgãos públicos e Privados, intercomunicação entre seguradoras, reguladoras de sinistro, órgãos classistas e coligados com cobranças de mais fiscalização, aplicativos de ponta que controle as estradas e áreas de grandes riscos, Leis mais severas. Para isso, será preciso pesquisas qualitativas de queda regional/Estado depois de medidas enérgicas, e/ou caso persiste outras medidas. Pesquisas quantitativas regionais/Estadual para tomar decisões e aumentar a fiscalização e tecnologia de ponta que assegure proteção no transporte de mercadoria. Mas, o que pode melhorar muito é uma legislação homogênia e mais severa, com punição criminal, como ocorre em alguns países citados acima,podendo ser o diferencial e a solução mais imediata.
ANA MARIA NOVAES
Assessora de Imprensa
Kalam Serviços em Consultoria
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